4 Passos para ter PRATICIDADE na gravação de Vídeos.
- Jessica Nave
- Jul 24, 2019
- 5 min read

Oi gente!
Hoje eu vou falar sobre alguns truques que vão ser muito úteis se você se encontrar fazendo um trabalho para algum cliente que seja rápido, e que requeira praticidade, como por exemplo um evento.
Eu já gravei vários eventos em que aconteceram coisas inusitadas por falta de planejamento ou simplesmente porque eu estava tentando fazer tudo sozinha e não conhecia muito a área, então eu separei algumas dicas que eu acabei incorporando no meu método desse tipo de gravação pra que vocês não passem por isso.
São dicas bem simples mas que podem salvar sua vida.
1. A Mala
A primeira dica é você ter em mãos equipamentos e acessórios que facilitem e não compliquem a sua vida.
Em gravações pontuais e rápidas, é sempre importante lembrar que é interessante ter tudo à mão. Eu passei por várias malas antes de chegar à essa que eu vou mostrar pra vocês e foi um caos. Ou elas eram muito grandes, ou eram várias pequenininhas que eu não conseguia carregar e acabavam fazendo a maior bagunça, ou elas simplesmente não eram funcionais e não feitas para o que eu precisava. Foi então que eu encontrei essa.

a. Funcionalidades
Além de todas as funcionalidades que eu mostrei pra vocês, ela também tem os divisores que podem ser adaptados para o tamanho que você precisar e que deixa tudo separadinho e o mais importante, arrumado, o que ajuda na hora que você está lá na correria e precisa achar algo rápido.
b. Pontos positivos
É compacta então não importa onde você estiver, não precisa de um espaço muito grande para manusear seu equipamento, e pode guardar em qualquer canto. Cabe exatamente a quantidade de equipamento ideal para esse tipo de gravação de eventos ou pequenos institucionais para internet.
c. Oque se adequa com você?
Vale a pena pesquisar. Eu pesquisei muito no google mesmo antes de comprar a minha porque queira algo que se encaixasse no que eu precisava. Você pode pesquisar em lojas de equipamento profissional e depois redirecionar a pesquisa para sites e quando tiver uma ideia melhor do que quer, como mercado livre que geralmente oferecem preços melhores e entregam com rapidez, e foi onde eu comprei a minha.
*Se quiser ver mais detalhes dela entra lá no nosso canal do youtube pra conferir o vídeo :)
2. Equipamentos
Em relação ao equipamento existem algumas coisas que podem ser adaptadas pra salvar a sua vida.
a. Tenha tudo à mão
Bolsa de AD (Assistentes de direção) ou pochetes são perfeitas para isso. Você estando sozinho ou não. Quantos perrengues eu já passei porque tive que sair correndo pra pegar um cartão de memória novo ou bateria que acabou sem aviso. Isso pode prejudicar o seu material na hora de editar se você perder alguma coisa importante enquanto corre pra pegar algo longe de onde está gravando.
b. Tripés leves
Sua câmera já é pesada, e se você usa lentes versáteis mais ainda, então otimize na hora de escolher seu tripé (colocar link do prima foto) . Só tenha certeza que ele tem todas as funcionalidades certas como movimento constante da cabeça e de pan pra na hora você conseguir manusear facilmente.
c. Utilize a corda da sua máquina
Eu sei que alguns fotógrafos ou videomakers acabam tirando por usar muito o tripé ou qualquer coisa do tipo, mas nunca se sabe quando você vai precisar carregar 50 mil coisas em um job e andar para outro lugar então que sua câmera esteja presa no seu pescoço é sempre um ponto positivo.
d. Aposte em
equipamentos sem fio e que acoplem à sua câmera. Como microfones e luzes de led.
3. Planejamento é KEY
Estar sempre preparado precisa ser uma característica que você adquira com rapidez. Se algo acontece no meio de uma gravação pontual como um evento e você perde tempo ou até momentos importantes para o cliente tentando resolver problemas de produção isso pode te prejudicar muito como profissional.
a. Comunicação
Mesmo depois do briefing é bom que você ligue para o cliente e pergunte exatamente como será o dia (se ele for bem organizado e tiver isso por escrito peça para que te mande) para que você não tenha surpresas no dia e saiba exatamente o que levar.
Algumas perguntas importantes são se uma ou mais pessoas farão algum discurso, ou se vai haver uma palestra para que você esteja pronto para microfonar essas pessoas. Se ele quer o evento ou alguma parte dele na íntegra, ou se tem alguma parte que seria muito importante para ele que tivesse um destaque dentro do vídeo, assim fica bem mais simples de você se organizar para atingir as principais expectativas desse cliente.
b. Pesquisa
Veja sempre com antecedência onde você está indo, se existe lugar para parar ou estacionamentos próximos para não perder tempo procurando por lugares onde parar. E planeje-se para sair com antecedência caso pegue trânsito. A pior impressão é se atrasar para um job. Chegue sempre antes do início do evento caso surja alguma dúvida ou se o cliente quiser te dar instruções de ultima hora, e para que você conheça o espaço, monte e prepare todo o equipamento à tempo e esteja a postos quando o evento começar.
c. Equipamentos
Planeje bem de acordo com o material que você vai gravar. É bom ter equipamentos que talvez você não use só caso você precise, mas não exagere. Se você está sozinho, é muito improvável que vá usar um boom pole, ou algo do tipo enquanto opera duas câmeras e monitora seu som. E falando em som, leve sempre um fone de ouvido extra caso alguma coisa aconteça.
d. Acessórios são IMPORTANTÍSSIMOS
Tenha certeza de que está levando adaptadores variados e em quantidade e cabos extensores para luzes e carregadores de bateria. Nunca se sabe como são as tomadas ou o quão longe elas estarão onde você vai gravar. Baterias são outra coisa que precisam estar à mão pois pode ter certeza que elas acabam quando você menos esperar. Tenha certeza de que está levando várias para cada tipo de equipamento: principalmente câmeras e microfones.
e. Tenha sempre à mão
Cartões de memória precisam estar à mão e prontos para serem usados. Uma boa dica, é cada vez que você descarregar um cartão, já fazer a formatação dele. Muita gente tem o hábito de formatar apenas o primeiro cartão no início da gravação e quando vai mudar acaba perdendo tempo ou esquecendo de formatar o que pode causar problemas e te deixar sem espaço suficiente. Por mais que você ache que vai utilizar só um sempre leve vários cartões de memória. Eles são leves, não ocupam espaço e MUITO ÚTEIS.
4. Para agilizar na edição
a. Fique sempre presente
Assim você já sabe mais ou menos os takes que foram gravados e quais quer usar. – Se não for você que está gravando, vá junto ou peça um relatório pra ter essas informações a mão na hora de editar ou passar para o editor.
b. Quantifique
Se você já souber quantas câmeras e gravadores e microfones vai usar, já deixe as pastas no computador prontas para recarregar as mídias, assim você salva tempo na hora de colocar a mão na massa, e é só importar essas pastas pro novo projeto.
Todos esse detalhes podem parecer coisas obvias. Mas na hora em que você está se preparando e fica ansioso pra gravação, e feliz que tem mais um cliente que confia no seu trabalho é fácil deixar alguma delas passar.
Então eu sugiro que você use um checklist pra lembrar de tudo e conferir antes de realizar o job. Eu tenho um template de google excel com essa checklist que vou deixar disponível nesse link caso você queira usar!
Fique ligado que logo vem mais dicas e conteúdos por aqui!
Comments