Como começar a desenvolver seu roteiro em 4 passos
- Jessica Nave
- Jul 31, 2019
- 5 min read
Oi pessoal! Hoje eu to aqui pra falar sobre desenvolvimento de roteiro. Se você já tem uma grande ideia e mal pode esperar pra começar a formatar e escrever, aqui vamos nós. A maioria das pessoas pensa que os roteiristas simplesmente abrem um programa de roteiro e começam a escrever a história mas isso não é bem como acontece.
1. TENHO UMA IDÉIA/ JÁ SEI O QUE EU QUERO: A primeira coisa que você precisa fazer quando tem uma idéia é desenvolve-la de pedacinho em pedacinho. Mas Jessie como eu faço isso?
Existem algumas categorias que você pode seguir pra se organizar e desenvolver e deixar a sua ideia redondinha antes de começar de verdade, e isso vai te ajudar no momento em que você finalmente for escrever a história.
Nesse estágio você já deve saber o gênero e formato de historia que quer usar certo? Então vamos lá.
2. O primeiro passo para o desenvolvimento de um roteiro é ESTUDAR. Bom é isso que a gente esta fazendo aqui ne’? Mas tem outra coisa que entra nesse quesito.
Antes de tudo escolha uma série ou filme que você gosta MUITO. Sabe aquele que você já viu 300 vezes, paga um pau e não cansa nunca?
Assista pelo menos 5 episódios da primeira temporada, inclusive e principalmente o piloto, ou no caso do filme, pelo menos 2 vezes. Se você conseguir encontrar o roteiro para baixar online isso vai te ajudar muito.
a. Identifique que tipo de formato o roteirista utiliza: 3 atos? Freytag pyramid? Se você quiser saber mais sobre cada formato de roteiro deixa nos comentários aqui em baixo que eu faço um vídeo só sobre eles.
Vamos usar Grey’s Anatomy como exemplo aqui: Como vocês podem ver pelo roteiro o Grey’s é formatado em cinco atos + o teaser no início. (mostrar).
O Ato 1 tem 14 páginas e vai desde o momento em que a Meredith chega e encontra a turma dela de estagiários, com o ponto de virada quando ela vê e descobre que o Derek é seu chefe.
O segundo ato tem 11 páginas e começa quando o Derek e a Meredith conversam, ele dá em cima dela e ela diz que eles tem que fingir que nada aconteceu. O MIDPOINT é quando ela recebe um falso 911, e o segundo ponto de virada é quando ela recebe o segundo 911, acha que é falsa e acaba se atrasando pra tratar a paciente e acaba sem saber o que fazer. Esse é o clímax da história onde tem o maior ponto de tensão do episódio.
O ato 3 tem 8 páginas, e começa quando a Meredith recebe uma bronca da Bailey por ter se atrasado, e termina com o Alex sendo muito grosso com uma das enfermeiras e a Meredith ouvindo e prestando atenção na conversa. A gente sabe disso porque logo depois começa o Ato 4.
O Ato 4 tem 7 páginascomeça quando a Meredith e a Cristina começam a trabalhar juntas pra resolver o caso da paciente do Derek. Dentro desse ato, a gente ainda tem algumas tensões e conflitos e o incidente inesperado aqui é quando a Meredith não passa a cirurgia pra Cristina e elas brigam, e o paciente do Omaley morre na operação.
O ato 5 tem 7 páginas também e começa quando a Meredith pergunta pro Derek se ele escolheu ela só porque eles dormiram juntos. A conclusão é quando a Meredith acaba de operar e ela e a Cristina se desculpam uma com a outra, e o denoument é quando a gente descobre sobre a mãe da Meredith quando ela vai visita-la.
Já falando de roteiro de filmes, vamos dar uma olhada no “De volta para o futuro” que é dividido em 3 atos. (mostrar).
O primeiro ato é quando o Marty chega no laboratório do Doc e não o encontra lá. O primeiro incidente pela minha interpretação na verdade são dois: o primeiro quando o Marty leva uma detenção e o segundo quando ele chega em casa e vê que o arco inimigo do pai dele bateu no carro do pai e ta uma puta confusão. E o ponto de virada é quando chega aquela galera atirando no estacionamento bem na hora que o marty está no carro e ele acaba voltando para o passado.
O Segundo ato começa quando o Marty bate o carro em um celereiro, e aqui a gente tem o confronto com a família dele no passado. O ponto sem retorno é quando o Marty impurra o pai dele pra não ser atropelado. O ponto central é aqui é quando o Marty começa a mudar as coisas e chama o Doc dessa época pra ajudar ele a concertar tudo. E finalmente o ponto de virada desse ato é quando George bate no Biff e beija a Lorraine.
O início do terceiro ato, e basicamente ele completo é composto dos esforços do Doc e do Marty pra mandar ele de volta para o futuro e é quando eles conseguem que temos o clímax.
Identifique quantas cenas tem em cada ato. Se você está começando agora, uma cena é cada vez que mudamos de local, mesmo que seja apenas para um cômodo diferente daquele lugar, ou quando mudamos do dia para tarde ou noite.
b. Identifique os personagens principais e como eles influenciam ou causam conflito para o protagonista. Depois, identifique quantas história existem entre os personagens principais, mesmo que não envolva a protagonista .
Por exemplo no primeiro episódio de Grey anatomy, a gente tem interações entre: Meredith e derek, Meredith e Cristina, Burke e George, Alex e Richard, Meredith e Elis, e eu coloco até mesmo por exemplo Meredith e sua profissão porque nesse cenário eu sinto que é uma coisa que causa conflito na vida dela portanto acaba agindo como personagem em si só.
Essa é uma forma muito legal para quando você for montar a sua história e sua outline pra ter uma noção de quantas histórias entre personagens mais ou menos devem existir na sua história completa.
c. Identifique o mundo da história, os principais locais onde ela acontece e porque são importantes para a vida do protagonista.
Por exemplo no piloto de Grey’s Anatomy temos o hospital, e a casa da Meredith.
Mas dentro do Hospital também temos o ER, as salas dos pacientes, a cafeteria e aquela parte onde os estagiários ficam quando não estão trabalhando.
Cada um desses lugares tem um motivo, uma função e uma importância para as cenas e para a protagonista, histórias dos personagens e história completa.
Esse é um detalhe muito importante quando você vai escrever. Nada está ou deve estar no seu roteiro sem uma razão. No mínimo uma cena servirá para levar a historia para uma cena ainda mais importante. E isso também se aplica ao mundo da história.
d. Essa é a parte que dá mais trabalho mas vem comigo porque ela é importante. Identifique os principais acontecimentos na história e faça um resumo incluindo o maior numero de detalhes possível como diálogos principais. Isso os gringos chamam de outline. Vou dar um exemplo: Ainda no piloto de Grey’s anatomy na primeira cena eu escreveria assim: Meredith acorda na sala da casa de sua mãe. Conhecemos Derek, enrolado em lençóis no chão pelado. Meredith levanta e começa se vestir. Descobrimos que ela está de volta à cidade para um novo emprego. Eles aprendem os nomes um do outro e Meredith basicamente despensa Derek.
Esse processo vai te ajudar na hora de montar a outline da sua historia. Se você quiser usar grey’s anatomy e fazer o resto das cenas do piloto como exercício e me mandar eu posso dar uma olhada pra te dar um feedback. Quanto mais você exercitar mais fácil será na hora em que você fizer a sua própria outline.
Espero que você tenha aprendido um pouquinho mais sobre desenvolvimento hoje! Se ficou com alguma dúvida, deixa aqui em baixo nos comentários ou me manda um direct que a gente bate um papo sobre o assunto beleza?
link de sites de roteiros para baixar:
Comments